Blog Joalharia Tutorials

Manutenção de ferramentas

Os alicates e outras ferramentas de ferro e aço precisam de alguma manutenção regular para evitar que ganhem ferrugem. Para tal precisamos de um lubrificante (tipo WD-40), preferencialmente com um componente anti-ferrugem, um esfregão verde e papel de cozinha. Aconselho também o uso de luvas porque os lubrificantes sujam, deixam a pele engordurada e com um cheiro desagradável. Um avental também é boa ideia.

Começo por deitar um pouco de lubrificante numa folha de papel de cozinha e esfregar o lubrificante nas ferramentas para limpar. Depois verifico se há sinal de ferrugem: uso o esfregão verde para remover a ferrugem e passo uma nova camada de óleo.

No caso de ferramentas que não são usadas com tanta frequência, como os embutidores, deito spray lubrificante e cubro com tecido ou plástico para proteger da humidade e pó.

Para ferramentas maiores com partes móveis, como o caso do laminador, é preferível usar massa consistente nas rodas dentadas e passar o lubrificante em spray nos rolos, com uma toalha de papel. Para a massa consistente uso um pano que depois deixo dentro da embalagem, pronto para a próxima vez.

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *