Blog Joalharia Tutorials

Recursos para aprender wire wrapping e weaving

O wire wrapping é uma técnica de trabalhar fio metálico. Consiste em usar fios mais grossos para a estrutura da peça e prendê-los com fio mais fino. Também é possível criar uma malha, segundo vários padrões possíveis, de forma semelhante à cestaria. A isso chama-se wire weaving. Dentro destas técnica há vários estilos diferentes e vou tentar abordar aqueles que mais me têm inspirado.

Os cursos de ourivesaria ou joalharia não costumam incluir estas técnicas porque, como não requerem soldadura, são consideradas “amadoras”. Pessoalmente acho que todas as técnicas são válidas e que podem inclusive ser utilizadas em conjunto. Já fiz diversas peças de joalharia em que recorri a wire wrapping e wire weaving para dar textura à peça e gosto muito do resultado.

Como me perguntam muitas vezes onde aprender as técnicas de wire wrapping, resolvi escrever um artigo com links para os recursos que considero mais interessantes e aqueles que me ajudaram a aprender, com principal destaque para as artistas que mais se destacam nesta área e cujo trabalho aprecio. Tenho os livros e tutorials de todos estes artistas e recomendo.

Acima de tudo estas técnicas requerem muita paciência e olho para o pormenor. As mais complexas demoram várias horas a completar e o wire weaving é uma técnica muito repetitiva. Pela positiva, é óptimo para fazer enquanto se vê televisão.

Iza Malczyk

Artista Polaca que desenvolveu uma técnica muito distinta de trabalhar o fio metálico, com efeito escultural e alguma semelhança com filigrana. Utiliza prata fina e a ponta dos fios é derretida para formar bolas. Usa fio grosso para fazer desenhos elaborados dentro de uma estrutura, resultando um trabalho muito atraente. O fio fino é mais utilizado para prender a estrutura e o fio esculpido do que como elemento decorativo em si.
Também utiliza a técnica de wire wrapping em conjunto com soldadura.

De todos os tutorials que segui, a técnica de moldar fio desta senhora é para mim a mais complicada e a que me dá mais orgulho quando consigo fazer uma peça que resulta como eu queria. Aconselho a começar por algo mais simples antes de chegar aqui para evitar frustração.

Recursos e links:
Loja de Tutorials EtsyWebsiteFacebook

Imnium

Este é o nome artístico de Ivona Posavi PŠak, artista Croata que desenvolve peças com um nível de detalhe extraordinário. O seu estilo é inspirado na ficção ciêntífica, com muitos pendentes que lembram naves espaciais, e também nas criações bio-mecânicas de Giger. O seu Alien em fio metálico é fenomenal.

Já fiz peças baseadas em vários dos seus tutorials que são muito detalhados.

Recursos e links:
Tutorial grátisLoja de Tutorials EtsyFacebookDeviant ArtInstagram

Sarah-n-dippity

Nome artístico da Sarah Thompson, artista americana que já ensina wire wrapping e weaving há 10 anos. Começou numa época em que ainda não havia muita informação sobre a técnica e desenvolveu uma técnica baseada em sobreposição de camadas de fio moldado e martelado para formar o desenho da peça. Utiliza principalmente a Modified Soumak Weave nas suas peças e tem dois livros publicados com instruções para construir peças maravilhosas, que aconselho veementemente.

Recursos e links:
Fine Art Wire WeavingWoven in WireWebsiteFacebook

Nicole Hanna

Outra artista americana que trabalha principalmente em cobre e que utiliza geralmente dois ou três padrões diferentes de wire weaving para fazer as suas peças que têm imensa textura e se baseiam em curvas harmoniosas.
Tem um canal de youtube onde mostra como construir algumas peças do princípio ao fim e também tem vários tutorials em PDF no seu site.
Na primeira terça feira de cada mês faz uma “caça ao tesouro” no site, colocando o link para um tutorial grátis algures no seu blog.
Aprendi muito com as lições desta senhora e este tipo de peças tem a vantagem de poderem ser feitas em qualquer lado com o mínimo de ferramentas já que não utiliza muitas vezes martelos ou maçaricos. Quando vou de férias levo fio de cobre, umas contas e uns alicates e posso fazer imensas peças diferentes só com as técnicas que ela ensina.

Recursos e links:
Tutorials PDFYoutubeWebsiteFacebookInstagram

Lonely Soldier Designs

James Ferris é o artista inglês por detrás de Lonely Soldier Designs. Em termos de estilo e construção as suas peças têm influências de Imnium mas o seu livro/tutorial em que ensina a fazer um pendente complexo é altamente detalhado e mostra como tirar as medidas para adaptar a técnica a qualquer tamanho e tipo de pedra, entre outras informações importantes.
Também gosto mais da forma como Ferris resolveu a questão das costas do pendente, com um fio de apoio para a pedra, do que a solução de Imnium, com uma espécie de rede.
Para quem gosta de aulas presenciais, este artista organiza uma espécie de campo de férias em Glastonbury (Glastonbury Wire Retreat) com outros artistas convidados. Nunca fui mas tenho seguido as fotos e parece muito giro.

Recursos e links:
Loja de Tutorials EtsyFacebookWebsite

Adams Handcrafted Jewelry

Daryl Adams criou um tutorial chamado “Victorian Heart Pendant” que tem uma particularidade muito interessante – mostra 3 versões possíveis para o mesmo pendente, dependendo do nível de experiência e conhecimentos do aluno. Começa com wire wrapping simples e depois acrescenta soldadura, limar as formar para criar uma ponta afiada entre outras técnicas mais avançadas.

Recursos e links:
Tutorials em PDFWebsiteFacebook

Raftark Jewelry

Nolan McClelland é um joalheiro fenomenal. As suas peças destacam-se pelo pormenor da decoração gravada à mão na superfície do metal. Também tem um canal de youtube onde explica como se trabalha no estilo “Heady” de wire wrapping, sobre o qual há muito pouca informação online (ou então é paga a preço de ouro).

Recursos e links:
YoutubeInstagramFacebookWebsitePatreon

Kristine Schroeder

Ainda de inspiração vitoriana temos os tutorials de Kristine Schroeder. Tem um design muito bonito e a técnica é relativamente simples para principiantes. Também são peças mais rápidas de executar do que a maior parte das referidas anteriormente.

Recursos e links:
Tutorials grátisLoja de Tutorials Etsywebsite

Doras Accessory

Natali é uma artista ucraniana que faz peças em fio metálico esculturais. Os seus designs usam vários fios grossos para criar curvas orgânicas. Muitos dos tutorials requerem conseguir soldar, martelar e limar o metal. Os tutorials não são baratos nem para principiantes mas resolvi incluí-los porque representam um estilo específico não explicado nos outros e porque acho que até estão bem feitos.

Recursos e links:
Loja de Tutorials EtsyFacebook

Artarina

Arina é outra artista ucraniana que tem um estilo agressivo e que gosto bastante. Tem alguns tutorials grátis mas difíceis de encontrar e complicados de seguir por causa da língua (estão em russo e tive de usar o google translate que nem sempre funciona bem) mas para quem aprende facilmente seguindo as imagens é um bom recurso.

Recursos e links:
Tutorial GrátisWebsiteDeviant Art

Podia ir por aqui fora e é possível que vá adicionando mais recursos com o tempo e forma a manter este artigo actualizado, mas de certeza que já têm aqui muito por onde começar.

Se ainda quiserem mais coisas, podem consultar o meu board do Pinterest de Tutorials.

Veja também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *